Psicologia Infantil

Cuidando do desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional das crianças, instrumentalizando-as para o futuro

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Compromisso

Promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes desenvolvendo o seu potencial, por meio de sessões de atendimento estruturadas, com metas claras e reais.

Ferramentas

O consultório dispõe de vasto acervo em testes, inventários e questionários capazes de medir diversas funções.

Keli Patrícia Saito

CRP 06/59569-3
Psicóloga - UFSCAR (1999)

Keli Saito, psicóloga graduada pela UFSCar, atuando desde o ano 2.000 na área clínica na cidade de São José dos Campos, tendo também acumulado experiência em escolas e por meio de consultorias a empresas. Realizando atendimentos a crianças, jovens e adultos através da linha teórica TCC -Terapia Cognitivo-Comportamental.

Atendimento focado em mudanças comportamentais através da análise clínica possibilitando a reinterpretação e ressignificação de pensamentos e emoções disfuncionais, mudando assim padrões comportamentais que são muitas vezes acionados de maneira automática.

Atendimento também na parte de estimulação cognitiva com exercícios específicos para todas as idades para estimular a memória, atenção e raciocínio.

Atendimento psicopedagógico no processo de alfabetização.

Atendimento Infanto-Juvenil

Atendimento direcionado às necessidades trazidas pela pessoa que busca por atendimento.

Por meio de análise de variáveis que possam estar alimentando a situação-problema, são desenhadas estratégias de enfrentamento e superação, além de uma reprogramação cognitiva para abrir caminho para a mudança comportamental, no sentido de substituir comportamentos e atitudes disfuncionais por outros de caráter adaptativos (que não gerem perdas/prejuízos tal qual a situação-problema fazia) e que se encaixem na vida do paciente dentro do cenário pretendido.

Nossos Serviços

Supervisão

O consultório oferece o serviço de supervisão para jovens terapeutas. A supervisão permite a discussão dos casos clínicos buscando a melhor estratégia para os atendimentos clínicos do psicólogo que está buscando evoluir enquanto terapeuta.

Depoimento:

“A Keli me acompanha, através das supervisões, desde os meus primeiros atendimentos. Nossos encontros me proporcionam crescimento profissional e pessoal, pois ela compartilha de forma clara e generosa o conhecimento que possui”.

Ana Carolina M. Fuzikawa – Psicóloga

Nossos Serviços

O consultório oferece o serviço de supervisão para jovens terapeutas. A supervisão permite a discussão dos casos clínicos buscando a melhor estratégia para os atendimentos clínicos do psicólogo que está buscando evoluir enquanto terapeuta.

Depoimento:

“A Keli me acompanha, através das supervisões, desde os meus primeiros atendimentos. Nossos encontros me proporcionam crescimento profissional e pessoal, pois ela compartilha de forma clara e generosa o conhecimento que possui”.

Ana Carolina M. Fuzikawa – Psicóloga

O papel do psicólogo é avaliar e preparar o paciente e a família para as mudanças que ocorrerão em decorrência da cirurgia, identificando possíveis alterações psicológicas e avaliar a ocorrência de possíveis estados emocionais que possam prejudicar o sucesso do tratamento e da cirurgia do paciente, possibilitando assim intervenção do psicólogo que atuará nesse sentido.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, através de seu Comitê de Especialidades (COESAS), recomenda a avaliação psicologia para os pacientes que pretendem se submeter à cirurgia bariátrica, por entender que “A cirurgia exige do paciente modificações alimentares, psicológicas, comportamentais e de estilo de vida tanto no momento pré quanto pós-operatório”

(fonte: site da Associação Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Marco/2019).

O consultório realiza a aplicação dos testes que testam as competências/constructos exigidas pela ANAC no que tange às licenças referentes à aviação civil.  A avaliação inclui:

Entrevista dirigida

  • Teste de Personalidade
  • Teste de Atenção
  • Teste de Memória
  • Teste de Raciocínio

O consultório está preparado para recebe-lo para sua avaliação. Atendimento eficiente, zeloso e com a rapidez que você precisa.

O Consultório utiliza a tecnologia de Biofeedback para treino de concentração e relaxamento. Esses dois objetivos distintos são trabalhados com softwares específicos que interagem com o paciente em tempo real, fazendo a leitura de suas ondas cerebrais (EEG) e de frequência cardíaca (HR e HRV).

A cada treino, o paciente percebe seu crescimento. Usamos a tecnologia para te dar um atendimento VIP para você alcançar os seus objetivos: seja para o trabalho, para a escola, para o vestibular, para o concurso, ou para se tornar uma pessoa mais tranquila e menos ansiosa (software de relaxamento). Qualquer que seja a sua meta, estamos aqui para ajudá-lo a alcançá-la.

Parceria com Escolas

Temos parcerias especiais com escolas, desenvolvendo a linha de teoria com as crianças e adolescentes

Atendimento direcionado às necessidades trazidas pela pessoa que busca por atendimento.

Por meio de análise de variáveis que possam estar alimentando a situação-problema, são desenhadas estratégias de enfrentamento e superação, além de uma reprogramação cognitiva para abrir caminho para a mudança comportamental, no sentido de substituir comportamentos e atitudes disfuncionais por outros de caráter adaptativos (que não gerem perdas/prejuízos tal qual a situação-problema fazia) e que se encaixem na vida do paciente dentro do cenário pretendido.

Pontos Essenciais da Psicologia Infantil

Desenvolvimento em Estágios

A missão do consultório é acompanhar o desenvolvimento tendo como parâmetro esses marcos e assim poder intervir com objetividade dando a cada criança,  […]

Contribuição do Consultório no Desenvolvimento

Por meio de sessões estruturadas com utilização de diferentes ferramentas, sempre tendo em mente a preservação do lúdico,  […]

Dificuldades na Aprendizagem
A Dificuldade na aprendizagem se manifesta de forma pontual e sem acarretar prejuízos no funcionamento psicossocial, tal qual ocorrem nos Transtornos de Aprendizagem.
Alfabetização

Método estruturado e baseado em metas reais para alfabetizar seu filho sem trauma. Método que se apóia em estímulos visuais e auditivos. Pensar o fonema como […]

Oficina da Cognição
Na Oficina da Cognição seu filho entrará em contato com atividades que visam fortalecer habilidades associadas à memória, linguagem, criatividade, raciocínio lógico, atenção, ouvir e interpretar.
As Mudanças na Adolescência

Na adolescência, ocorrem diversas mudanças não somente no sentido comportamental, mas também no sentido biológico.

Saúde Mental Infanto-Juvenil

Múltiplos são os fatores que determinam a saúde mental infanto-juvenil. Quando mais expostos a fatores de risco, como violência, abusos e negligência,  […]

Orientação Vocacional

Com o uso de testes com aprovação do CFP (Conselho Federal de Psicologia), o jovem poderá descobrir suas preferências de uma maneira mais objetiva. Durante a Orientação Vocacional […]

Ferramentas | Recursos de Aprendizagem

O consultório dispõe de vasto acervo em testes, inventários e questionários capazes de medir diversas funções. As ferramentas são selecionadas conforme a demanda e o momento do atendimento terapêutico. O uso de tais recursos possibilitam a geração de scores que possibilitam melhor direcionamento e planejamento das sessões, otimizando assim os atendimentos clínicos.

Segue abaixo, alguns exemplos de mensuração através de testes com validação científica.

Depoimentos

Entre em Contato

Exemplos de casos atendidos pelo consultório

Casos atendidos pelo consultório: TDAH, TEA, Transtornos de Conduta, Transtornos Alimentares, Depressão e Ansiedade infanto-juvenil, Comportamento Auto-lesivos/mutilatórios, Regulação Emocional.

Desenvolvimento em Estágios

O desenvolvimento da criança e do adolescente segue estágios definidos. A missão do consultório é acompanhar o desenvolvimento tendo como parâmetro esses marcos e assim poder intervir com objetividade dando a cada criança, a cada adolescente aquilo que eles realmente precisam mediante análise de prioridades. As necessidades podem ser muitas e todas necessárias, mas há que se ter um modelo de trabalho estruturado em que ocorra o crescimento e o desenvolvimento da criança e do adolescente dentro de cada quesito sem gerar estresse ou esquiva durante o processo.

Contribuição do Consultório no Desenvolvimento

As sessões de atendimento infantil visam dar suporte aos pais durante este importante período. Por meio de sessões estruturadas com utilização de diferentes ferramentas, sempre tendo em mente a preservação do lúdico, as crianças são estimuladas a desenvolver o seu potencial por meio da linguagem oral através de uma conduta profissional que motiva as crianças a traduzir seu universo interno e impressões e construções lógicas por meio da fala. 

Processo que respeita a inteligência da criança que se baseia na estimulação cognitiva da criança com jogos e brincadeiras selecionados com base na fase do desenvolvimento infantil que seu filho se encontra.

Estimulação e Reabilitação Cognitiva

O consultório atua nas duas frentes. Na estimulação cognitiva, são dados diferentes estímulos cujo objetivo é desenvolver uma dada capacidade na criança; enquanto na reabilitação a atuação profissional se baseia na estimulação cognitiva com o objetivo de desenvolver o que foi perdido.

Dificuldades na Aprendizagem

A dificuldade na aprendizagem se manifesta de forma pontual e não acarreta prejuízos no funcionamento psicossocial da pessoa; já quando falamos em Transtornos de Aprendizagem há prejuízos substanciais a ponto de preencher os critérios diagnósticos e costuma aparecer durante o processo de escolarização formal quando o grau de exigência aumenta. De qualquer forma, há que se dar atenção a ambos os casos.

O consultório atende casos de dificuldades e de Transtornos na aprendizagem nos campos da Leitura, Escrita e Matemática. Com uso de jogos e de exercícios que estimulam as várias modalidades de atenção (concentrada, alternada, dividida e seletiva),

Memórias de curto e longo prazo, memória de trabalho, memória sensorial, verbal, episódica, semântica e processual. 

Sessões estruturadas de modo que a criança perceba sua evolução, mantendo-a motivada no processo de crescimento, de modo que ela tome gosto pelo desafio.

Alfabetização

Método estruturado e baseado em metas reais para alfabetizar seu filho sem trauma. Método que se apoia em estímulos visuais e auditivos. Pensar o fonema como facilitador no processo de escrita. Utilização de jogos cognitivos envolvendo memória, atenção seletiva, funções executivas, oficina de estórias, etc.

Oficina da Cognição

Na Oficina da Cognição seu filho entrará em contato com atividades que visam fortalecer habilidades associadas à memória, linguagem, criatividade, raciocínio lógico, atenção, ouvir e interpretar. Atendimento individual para garantir atenção total no desenvolvimento das habilidades de seu filho. Método lúdico que instiga a criança a querer avançar nas etapas de seu desenvolvimento através da busca do conhecimento, tendo a criança no centro do processo, fazendo com que ela se sinta responsável e orgulhosa de seus avanços e conquistas.

As Mudanças na Adolescência

Na adolescência, ocorrem diversas mudanças não somente no sentido comportamental, mas também no sentido biológico. Nesta fase, há mudanças nas estruturas cerebrais em regiões que respondem pelo julgamento e controle das emoções, por exemplo. É uma fase de amadurecimento que requer uma rede adulta atuante e atenta para auxiliar o adolescente a se desenvolver de maneira integrada: levando em conta o desenvolvimento intelectual (atenção, memória, velocidade de processamento de informações, etc), sem deixar de lado a parte social (relacionamentos interpessoais – família e amigos) e a parte emociona (gerada à partir das leitura gerada pelos fatos vivenciados).

Nesta fase, o adolescente exibe alterações de humor e do estado de ânimo, separação progressiva dos pais -os amigos passam a ser mais importante que a família; contradições sucessivas nas manifestações de conduta; atitude social reivindicatória marcada pela necessidade de defesa de si mesmo (sem conectar com o geral, na maioria das vezes); busca de si mesmo e de sua identidade. 

Na adolescência, o processamento dos estímulos emocionais é realizado pela amígdala, enquanto na idade adulta, os mesmos estímulos emocionais são processados pelo lobo frontal. Esse fato muda completamente a visão do adolescente acerca dos fatos/eventos cotidianos.

A psicoterapia do adolescente se ocupa em gerar a ampliação de visão do adolescente com a participação ativa da parte dele; do contrário não terá sentido para ele. Oferecer um espaço em que possa discutir abertamente sobre as ansiedades e medos sob a perspectiva de não-julgamento, os auxilia a se abrirem tornando manifesto os temores internos e possibilitando deste modo, ao profissional que faz o atendimento elucidar questões e discutir as aflições do adolescente de maneira aberta e produtiva. 

Na psicoterapia, é trabalhado temas importantes como adiamento de recompensas (sair do imediatismo do mundo adolescente): o que eu quero fazer versus o que eu preciso fazer. Outro eixo importante diz respeito ao aspecto da autoimagem e autoestima; conceitos estes que podem impactar de forma negativa em suas respectivas interações com o meio mediante à insegurança sentida pelos adolescentes a estas dimensões.

Quanto mais clareza o adolescente tiver acerca do conceito sobre si mesmo, quanto mais ele se conhecer e mais seguro se tornar, mais fácil será para ele passar por esta importante fase que servirá de base para sua vida adulta. 

Saúde Mental Infanto-Juvenil

Múltiplos são os fatores que determinam a saúde mental infanto-juvenil. Quando mais expostos a fatores de risco, como violência, abusos e negligência, maior será a possibilidade de impacto quando falamos em saúde mental. Fora esses casos mais extremos temos as ocorrências mais cotidianas, como separação dos pais, doenças, mudança de cidade ou de escola que irão impactar. A atenção dos pais precisa se voltar quanto à melhor maneira em conduzir tais situações de modo a ter o maior controle possível sobre os eventuais desdobramentos, fazendo uma boa leitura emocional dos filhos permitindo que se expressem, em níveis saudáveis, mas sem esperar que eles apresentem a maturidade de um adulto.

Orientação Vocacional

Com o uso de testes com aprovação do CFP (Conselho Federal de Psicologia), o jovem poderá descobrir suas preferências de uma maneira mais objetiva. Durante a Orientação Vocacional, além da aplicação dos testes em si, há também a discussão sobre as expectativas do adolescente com relação à carreira; bem como o encaixe da carreira dentro de seu plano de vida. 

Na Orientação Vocacional, seu filho irá se deparar com mais de 200 atividades profissionais distribuídos em várias áreas como Cálculos/Finanças, Matemática, /física, Biológicas/Saúde, Organizacional, Administrativa, Jurídica, Artística, Social, Empreendedorismo, investigativas, Campo Simbólico, Comunicação etc.

Este é um serviço voltado para pacientes e não-pacientes. Consulte condições.

O consultório dispõe de 100 testes (restritos e não-restritos) desenvolvidos no Brasil e no exterior.

Para avaliar os constructos abaixo, os testes serão escolhidos no momento da aplicação, em conformidade com o selo Favorável da plataforma SATEPSI.

Memória de Curto e longo prazo, curva de aprendizagem 

Extroversão e Sociabilidade.

Padrões sensoriais na vida cotidiana, em casa e na escola (de que maneira o processamento sensorial contribui ou interfere no desenvolvimento da criança.

Compreensão Verbal, ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL, MEMÓRIA OPERACIONAL, VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO

Desatenção, Impulsividade, Aspectos Emocionais, Autorregulação da atenção, da motivação e da ação e Hiperatividade.

Inteligência fluída (a capacidade de resolver problemas novos), relacionar ideias, induzir conceitos abstratos e usar analogias para compreender diferenças entre estímulos e conceitos.

Funções executivas (subcomponentes controle inibitório e flexibilidade cognitiva). 

Orientação têmporo-espacial, atenção (concentrada e focalizada), percepção(visual), memória (de trabalho, verbal, episódica, semântica, visual de curto prazo e prospectiva), habilidades aritméticas, linguagem oral e escrita, praxias (ideomotora, construtiva e reflexiva), ou seja, organização motora e funções executivas (componentes resolução de problemas e fluência verbal fonêmico-ortográfica). 

Empatia, autocontrole, assertividade e desenvoltura social.

Desatenção, Impulsividade, Aspectos Emocionais, Autorregulação da atenção, da motivação e da ação e Hiperatividade.

Avalia raciocínio verbal, abstrato, mecânico, espacial e numérico.

Percepção Social, Cognição Social, Comunicação Social, Motivação Social e Padrões Repetitivos

Testes Projetivos de Personalidade

Exemplos de casos atendidos pelo consultório

Casos atendidos pelo consultório: Síndrome do Pânico, TDAH, TEA, Transtornos Alimentares, Depressão, Ansiedade, Transtorno Bipolar, Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), TEPT, TOC, etc.

Cognição e Terceira Idade

Sessões de estimulação cognitiva para o paciente sênior, por meio de exercícios envolvendo memória visual, memória auditiva, linguagem e atenção (seletiva, concentrada, alternada) e funções executivas. Essa modalidade de atendimento tem por objetivo a prevenção nas perdas das habilidades cognitivas, bem como a reabilitação cognitiva.

Desenvolvimento de Carreira

Desenvolva habilidades essenciais para a carreira envolvendo planejamento, atenção, comunicação, liderança e decisão. Aprimorando sua leitura de situações/eventos e pessoas você ficará mais conectado ao seu ambiente profissional podendo assim responder melhor a ele.

Preciso me Modificar?

Mudanças fazem parte da vida, do nascimento à maturidade vamos passando por várias fases diferentes com vários conflitos em cada uma destas fases. Conflitos mal resolvidos transformam-se em bagagem incômoda; por outro lado, conflitos bem direcionados e resolvidos irão nos fortalecer na nossa trajetória. 

Se você sente que você pode ser melhor, aí está a resposta afirmativa para a mudança. O objetivo é vivermos da forma mais leve possível; nos compreendendo internamente para então poder compreender os demais que nos cercam na nossa jornada: pais, cônjuges, filhos, amigos.

Comunicação

A comunicação interpessoal é um elemento extremamente importante no processo terapêutico de qualquer pessoa. É por meio da comunicação que nos conectamos com as demais pessoas, que conseguimos traduzir o que pensamos e o que sentimos. É através da comunicação que permitimos que o outro possa fazer parte de nosso universo interior. Sem isso, não seríamos capazes de desenvolver amizades ou relações amorosas.

Para uma boa comunicação é preciso aprender a ler o outro para então estabelecer uma conexão com este alguém. Na psicoterapia você poderá desenvolver melhor sua comunicação, tornando-a mais objetiva, mas mantendo a suavidade para os extrovertidos e aprendendo a se colocar nas conversações e a ter segurança nos contatos sociais para os mais introvertidos.

Reaprender a Ler o Mundo

Muitas vezes, erros cometidos na nossa vida e que podem provocar um profundo lamento à posteriori podem ser o resultado direto acerca de erros ligados à interpretação.

Se você lê o mundo de maneira enviesada, dificilmente você terá elementos confiáveis para se apoiar na sua vida cotidiana. A leitura enviesada (gerada por medo, ansiedade, depressão, etc.) te levará a erros de interpretação e poderá fazer com que você seja induzido ao erro. Na terapia, você perceberá formas mais eficientes e funcionais de se ler o mundo e as pessoas que te cercam; conectando os dados que chegam por meio dos sentidos à uma conexão com a realidade.

Padrões Antigos

O entendimento de antigos padrões de respostas é essencial para que a pessoa consiga mudar e assim compreender o motivo de certas escolhas, reações e padrões. A quebra consciente destes padrões vai gerar possibilidade de mudança real que irá impactar positivamente na sua vida. Trocar a angústia por entendimento, medo por segurança, dúvidas por certezas. Tudo isso é possível com trabalho cuidadoso e analítico tendo você como principal agente ativo destas mudanças.

Orientação Vocacional

O consultório dispõe de vasto acervo em testes, inventários e questionários capazes de medir diversas funções. Segue abaixo, alguns exemplos de mensuração através de testes com validação científica. Para avaliar os constructos abaixo, os testes serão escolhidos no momento da aplicação, em conformidade com o selo Favorável da plataforma SATEPSI.

Articulação e visualização de diferentes níveis de competência e de motivação percebidos pelo vestibulando em relação a diversas habilidades de trabalho relacionadas e áreas ocupacionais.

Áreas de preferência do vestibulando como Mecânica, Cálculo, Científica, Persuasiva, Artístico, Assistencial, Administrativa, Finanças etc.

À partir da área, ocorre a reflexão do resultado, bem como os respectivos cursos que se encaixem à área específica, aliado ao perfil do vestibulando.

Documentação para Cirurgias

O papel do psicólogo é avaliar e preparar o paciente e a família para as mudanças que ocorrerão em decorrência da cirurgia, identificando possíveis alterações psicológicas e avaliar a ocorrência de possíveis estados emocionais que possam prejudicar o sucesso do tratamento e da cirurgia do paciente, possibilitando assim intervenção do psicólogo que atuará nesse sentido.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, através de seu Comitê de Especialidades (COESAS), recomenda a avaliação psicologia para os pacientes que pretendem se submeter à cirurgia bariátrica, por entender que “A cirurgia exige do paciente modificações alimentares, psicológicas, comportamentais e de estilo de vida tanto no momento pré quanto pós-operatório” 

 

Algumas cirurgias que necessitam do acompanhamento de um psicólogo:

  • Vasectomia
  • Bariátrica

O consultório dispõe de 100 testes (restritos e não-restritos) desenvolvidos no Brasil e no exterior.

Para avaliar os constructos abaixo, os testes serão escolhidos no momento da aplicação, em conformidade com o selo Favorável da plataforma SATEPSI.

Memória de Curto e longo prazo, curva de aprendizagem 

Compreensão Verbal, Organização Perceptual, Memória Operacional e Velocidade de Processamento.

Orientação têmpora espacial, atenção (concentrada e focalizada), percepção(visual), memória (de trabalho, verbal, episódica, semântica, visual de curto prazo e prospectiva), habilidades aritméticas, linguagem oral e escrita, praxias (ideomotora, construtiva e reflexiva), ou seja, organização motora e funções executivas (componentes resolução de problemas e fluência verbal fonêmico-ortográfica). 

Aceitação Positiva de mudança, Autoconfiança, Autoeficácia, Bom Humor, Controle Emocional, Empatia, Independência, Orientação positiva para o futuro, Reflexão, Sociabilidade e Valores Positivos.

Desatenção, Impulsividade, Aspectos Emocionais, Autorregulação da atenção, da motivação e da ação e Hiperatividade.

Tendência à Agressividade

Inteligência fluída, a capacidade de resolver problemas novos, relacionar ideias, induzir conceitos abstratos e usar analogias para compreender diferenças entre estímulos e conceitos.

Testes Projetivos de Personalidade

  • Funções executivas (subcomponentes controle inibitório e flexibilidade cognitiva). 
  • Raciocínio verbal, abstrato, mecânico, espacial e numérico.
  • Extroversão, Socialização, Realização, Neuroticismo e Abertura a Experiências. 
  • Vulnerabilidade, Instabilidade Emocional, 
  • Passividade/Falta de energia. 
  •  Comunicação, Dinamismo e Interações Sociais,
  • Pró-sociabilidade, Ponderação/Prudência e Empenho/Comprometimento, 
  • Percepção Social, Cognição Social, Comunicação Social, Motivação Social e Padrões Repetitivos
  • Gerenciamento de tempo, Organização/Resolução de Problemas, Autocontrole, Motivação e Regulação Emocional.